Friday, September 24, 2004

 

A Tripla Aliança do Neoliberalismo

Num ensaio crítico e incisivo sobre a sociedade de consumo,Gilles Châtelet insurge-se contra a tirania do liberalismo e apela a uma filosofia de combate para o futuro.
"Poder-se-á reduzir a humanidade a uma mera soma estatística de cidadãos-consumidores que se vão entredevorando pelo tédio e pela inveja?
Distanciando-se das ninharias pseudo-humanistas,Gilles Châtelet denuncia,neste ensaio que é um marco no pensamento sobre a globalização,aquilo a que chama a Tripla Aliança(política,económica e cibernética)dos neoliberais-aliança que procura tornar racional,e mesmo festiva,a «guerra de todos contra todos»-e reclama uma filosofia de combate que produza «mais vagas e menos vogas»,recusando o «processo de domesticação generalizada» instítuido pela chamada «nova ordem mundial» cibermercantil.
Uma filosofia,enfim,que triunfe «onde Marx,Hegel e Freud o não conseguiram».
Com a rigorosa ferocidade dos seus talentos de cientista,filósofo e polemista,Gilles Châtelet analisa aqui o processo que ultrapassou as conquistas e as motivações do Maio de 68 para engendrar o actual homem médio das democracias-mercados e a evolução do populismo clássico para o tecno-populismo ou populismo yuppie,sempre pronto a consumir e digerir o best-of dos bens e serviços propostos à escala planetária.
"Vivermos e Pensarmos como Porcos" é uma obra de síntese deste autor,que entre 1989 e 1995 integrou a direcção do Collège International de Philosophie.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?