Tuesday, May 31, 2022

 

O Caos Continua e as Sanções a "Encher" como Balões

Desde o início da invasão do exército russo, em 24 de fevereiro, 6,1 milhões de ucranianos tiveram de fugir do país, número que supera o êxodo de refugiados originados pela crise política e económica verificada na Venezuela (6 milhões). Além destes refugiados, há cerca de oito milhões de deslocados internos, segundo os dados das Nações Unidas. No total, mais de 14 milhões de pessoas (cerca de um terço da população) tiveram de abandonar as suas casas devido à guerra com a Rússia. Este conflito é o pior que se vive na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).(do observador.pt)
Deixamos-lhe agora um ponto de situação dos principais desenvolvimentos relacionados com a guerra na Ucrânia nas últimas horas: Depois de os líderes da União Europeia terem imposto um embargo parcial ao petróleo russo, a Rússia já veio dizer que vai encontrar “outros importadores”. A UE tinha decidido, na noite de segunda-feira(ontem 30-05), implementar sanções que vão reduzir as importações de petróleo da Rússia até ao final do ano em cerca de 90%. Termina esta terça-feira a reunião de chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da UE, presidida por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu. Depois da decisão do embargo, o último dia da cimeira será marcado por questões relacionadas com a defesa, a energia e a segurança alimentar.(do Observador.pt)
Mapa da guerra. O que se sabe sobre o 97.º dia do conflito-- Rússia assegura que vai encontrar alternativas para vender o petróleo alvo de sanções pela UE. Confrontos continuam no leste do país, onde pelos menos três pessoas morreram e seis ficaram feridas.Começam a chegar as primeiras reações da Rússia ao embargo ao petróleo russo decidido pelos líderes europeus. O país liderado por Vladimir Putin desvaloriza e diz que vai encontrar alternativas para exportação. Mas no campo de batalha as últimas horas foram de avanços e também de recuos para as tropas ucranianas. Por um lado, a Ucrânia anunciou ter recuperado o controlo de uma aldeia perto de Kherson, uma região que está quase totalmente sob controlo russo. Por outro lado, as tropas russas estão, aos poucos, a avançar em direção ao centro da cidade de Sievierodonetsk, na região do leste do país Lugansk.Pode ler também o liveblog do Observador, onde todas as notícias sobre o conflito são atualizadas ao minuto.

Comments:
Continua um grande caos sem dúvida,a somar a tudo isso temos ainda a questão dos cereais retidos,mais de 20 mil toneladas segundo os últimos dados e em breve haverá nova colheita(continua-se a falar de negociações sem resultados concretos,a Onu é uma enorme trupe de eunucos quando se trata de fazer frente a um dos cinco membros permanentes do dito conselho de segurança)
 
Sem dúvida que a questão dos cereais ainda vai dar "pano para mangas".Além disso
continua-se a ignorar(convenientemente ou não)a questão do armamento,e de quem tem mais e melhor,ora o regime russo tem feito regularmente a afirmação de que tem misseis hipersónicos(que os EUA ainda não tem igual supostamente,muito menos,digo eu,os europeus) que podem atingir o Ocidente em menos de nada(e enquanto o urso paddington bebe chá com a rainha) sem que o dito Ocidente(leia-se os EUA/pentágono) possa responder atempadamente.Se isto for mesmo assim(e ainda não vi nenhum desmentido)então devemos perguntar; para que serve(além daquilo que vimos no Iraque e Afeganistão etc etc) todo aquele orçamento(além da fama de avanço tecno-militar que supostamente suplantava a Russia e qualquer um desde 1991) de "defesa" americano dez vezes maior(supostamente) que o Russo?E não falemos agora do arsenal nuclear russo maior que o americano pois o número não será tão importante como a capacidade de o lançar(mais uma vez supostamente e acreditando nos comentadores especialistas).
 
https://observador.pt/2022/06/16/mapa-da-guerra-o-que-se-sabe-sobre-o-113-o-dia-de-conflito-na-ucrania/ -- Passaram 113 dias desde que começou a invasão russa da Ucrânia. O exército da Rússia continua a concentrar esforços em Lugansk, com Serhai Haidai, o governador da região, a dizer que existem “combates ferozes” a decorrer em todas as casas da cidade de Severodonestsk.

A manhã deste 113.º dia de guerra fica marcada pela visita do Presidente Francês, Emmanuel Macron, do chanceler alemão, Olaf Scholz, e do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, à Ucrânia. Entretanto https://observador.pt/2022/06/16/russia-admite-suspender-fornecimento-pelo-gasoduto-nord-stream/
 
Boas,a guerra continua 119 dias depois(e como a UE/Alemanha não conseguiu acabar com o gás russo parece que a Russia tomou a iniciativa,ver as noticias de hoje 18-06) https://planetadosprimatas1.blogspot.com/2022/06/a-guerra-continua118-dias-depois.html
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?